domingo, 23 de março de 2008

Tutorial Para iniciantes

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Tutorial para Iniciantes

Peguei esse tutorial de sites por aí,portanto o mérito não é todo meu!

Quote:
Originally Posted by Mtsukahashi
Peguei esse tutorial de sites por aí,portanto o mérito não é todo meu!
Bem,um dos sites foi esse:http://htmlstaff.org/forum/lofiversi...hp/t11139.html
e este:http://www.htmlstaff.org/forum/index...howtopic=14497
e mais este:http://forum.pootz.org/viewtopic.php?t=811,fora os que eu não lembro.Mas por estes já dá pra ter uma idéia =-)
Apenas juntei-os e fiz este tutorialzinho básico pro pessoal ter noção de como jogar =)

Fiz este de boa fé,pra ajudar o pessoal novato!Hoje em dia vejo muitos tópicos parecidos com o meu(aliás,não chega ter 1/3 do meu...), e o pessoal praticamente dizendo: "Este é meu,eu que fiz!!"...
[/url]
- ESTAMINA e DROGAS
Estamina pode ser comparada com um "combustível". Você gasta esse "combustível" pra fazer quase tudo no jogo. Coisas simples gastam pouca estamina, coisas complexas gastam mais. Você começa o jogo com 100%. Vamos dizer que então você vai e assalta uma "Loja de 1,99": você vai gastar 10% e vai efetuar o assalto. Normalmente, é praticamente impossível você não conseguir assaltar a "Loja de 1,99", então você vai ganhar algum dinheiro e "stats"(Força, Inteligência, Resistência, Carisma) com isso. Para recuperar a estamina, existem duas maneiras: USAR DROGAS e DESCANSAR.

Para usar drogas, você vai em uma boate ou festa rave e compra elas, na quantidade que quiser. ATENÇÃO! Ao contrário do que muitos iniciantes fazem, você NÃO usa drogas no traficante, e sim nas raves e boates, como já disse! Entretanto, conforme você vai usando drogas, o efeito delas vão diminuindo. O efeito normal delas é:
# Analgésicos = 1%
# Cerva = 2%
# Maconha = 1%
# Cogumelos = 2%
# LSD = 3%
# Ecstasy = 4%
# Anfetamina = 5%
# Ópio = 6%
# Cocaína = 7%
# Heroína = 8%
O "fundo do poço" é quando o efeito delas é 1/45 do normal. Ou seja, você fumar 45 maconhas e ganhar apenas 1%. Ao contrário do que muitos pensam, maconha é uma péssima droga, pois embora ela seja barata, ela dá pouca estamina. É necessário você ver o "custo/benefício" pra descobrir qual droga é melhor. Uma nota final: as drogas perdem o efeito não por quantidade de estamina que você ganha, e sim por quantidade de drogas que você usa. Ou seja: é melhor usar 100 cocaínas que 100 maconhas, já que ambas irão te "detonar" do mesmo jeito.

DESCANSAR: Descansar é você deixar o jogo parado. Você ganha estamina naturalmente de acordo com sua moral. Se você for "Super drogado", que é a moral mais alta(a melhor), você ganha 1% a cada 2 minutos reais(o tempo no jogo passa 4x mais rápido). Ou seja, antes de descansar, use algumas drogas pra subir sua moral. (As morais, da pior pra melhor: Muito Baixa, Baixa)


- DESINTOXICAÇÃO
Como dito acima, drogas perdem o efeito com o uso. Mas como fazer a maconha voltar a dar 1% ao invés de 0,02%? Simples: desintoxicação!Há duas maneiras:Usando o Methadone(Rodada #22) ou clicando em "Desintoxicar".Recomendo a primeira opção,pois o preço pra desintoxicar depende de seu respeito!Ex:Respeito 1000; desintoxicar:U$200.000(o dinheiro do jogo é Dólares).Methadone: Us$500,00(cada).Desintoxicar:U$200.000[100% desintoxicado];Methadone: 10x=U$5.000[100% desintoxicado].Claro,deve haver algum motivo pra ser tão barato,ainda não analisei se o efeito dos dois tipos é o mesmo.

3 - STATS
É o nome utilizado quando eu me refiro à força, inteligência, resistência ou carisma.
FORÇA: é o que você usa quando vai dar porrada em alguém. Tem que ser maior que a resistência da vítima.
RESISTÊNCIA: vide acima. Também altera no número de fábricas que você pode ter.
INTELIGÊNCIA: aumenta o número de fábricas que você pode ter, e aumenta a produção delas.
CARISMA: aumenta a produção de dinheiro das putas.

- TEMPO
O tempo no jogo passa quatro vezes mais rápido que na vida real. Ou seja:
1 minuto de jogo = 15 segundos reais
1h de jogo = 15m reais
12h de jogo = 3h reais
1 dia de jogo = 6h reais
todos em GMT -3

- ASSALTOS: SOLO & GANGUE
É a maneira mais prática de ganhar dinheiro. Assim que você começar o jogo, você vai ter que roubar, e muito, pra poder subir na vida e então investir dinheiro(putas e fábricas). Os assaltos dependem de: sua arma, seu colete, força, inteligência e resistência. Não tem um mais importante, mas o menos importante é a resistência. Para ver quais assaltos você pode fazer, cheque a calculadora( http://crims.biz ). Se você puder fazer um assalto no SAFE, é que há 99,9% de chance de você se dar bem. No NORMAL, algo como 50%. No começo do jogo, ignore o SAFE, faça os assaltos mesmo no NORMAL. Quando você estiver melhor, pare e faça apenas assaltos no SAFE(Seguro).
Os assaltos solo dão uma quantia razoável de dinheiro, dão bastante stats e gastam muita estamina.
Os assaltos em gangue dão muito mais dinheiro, precisam de pouca estamina mas não dão quase stat nenhum. ATENÇÃO! Num assalto de gangue, TODOS membros da gangue devem ter poder suficiente para fazer o assalto, de preferência no SAFE. Ou seja: se vocês forem assaltar Reserva Federal(dificuldade 900) e tiver 5 membros com 100000 de poder no SAFE e um membro com 400 de poder, o assalto irá falhar. Cuidado na hora de convocar membros pra sua gangue.

6 - PORRADA
Porrada serve pra você bater ou matar uma pessoa. Eu não sei exatamente como funciona, ao que parece, é a Força+Poder da Arma do atacante contra Resistência+Colete do atacante. Se a Força+Arma for maior que a Resistência+Colete, a vítima toma porrada e perde alguns stats(e o atacante ganha alguns). Se for o DOBRO, a vítima morre e vai para o hospital e fica um tempo lá. Vale lembrar que quando você mata alguém, há uma chance de você ir preso, cuidado. Eu não sei como porradas em gangues funcionam, mas imagino que seja a soma de todas Força+Arma dos membros da gangue atacante contra a soma das Resistência+Colete dos membros, valendo as regras que diferenciam "bater" de "matar". Mais uma coisa: quando você faz um ataque em gangue, só quem aceitou o convite para ataque vai entrar na briga, entretanto, TODA gangue adversária irá se defender. Ou seja, se você convidar sua gangue para atacar uma outra gangue e só uma pessoa aceitar, vai ser você e essa pessoa contra toda a gangue. Pra terminar: brasileiros, evitem bater ou matar seus conterrâneos.

7 - SABOTAGEM
Ao que parece, sabotagem serve apenas para matar as putas de alguém, ou explodir algumas de suas fábricas. Não sei exatamente como funciona, e não parece muito interessante também.

- ARMAS
Armas e coletes são usadas em brigas e assaltos. Guardas servem para proteger suas fábricas. Não há muito o que falar: o colete mais caro é melhor, o mesmo vale pra guardas. Entretanto, atenção nas armas: existem armas que são mais caras e são piores que outras. Para calcular o poder de uma arma, faça essa conta:
(ACCURACY*DANO)/10
Em outras palavras: multiplique a precisão pelo dano e divida o resultado por 10.
Com isso você pode ver que a faca e o bastão de baseball são armas iguais, embora a faca seja mais cara. Outros exemplos de armas que você não deve comprar: serra elétrica, Uzi, espingarda(que na verdade é uma escopeta), RayGun e BFG 9000. Faça uma conta de custo/benefício e descubra qual melhor arma.

9 - PUTAS
As putas são um excelente negócio, se você for inteligente. Basicamente é assim: você compra uma puta, e a cada dia de jogo ela te dá uma quantia de dinheiro que aumenta junto com seu carisma. Esse dinheiro vai acumulando até a hora que você vai pegá-lo(custa 1% pra cada puta, ou seja, se você for pegar o dinheiro de 20 putas, é 20%). Na hora que você vai pegar o dinheiro, há uma chance de uma ou mais putas morrerem, por isso é bom você esperar juntar uma boa quantidade de dinheiro. Sem nenhum puteiro, você pode ter 5 putas. Acima disso você vai precisar de um puteiro pra cada 5 putas adicionais(ou seja, pra 10 putas, você precisa de um puteiro, pra 15, precisa de dois, etc). Eu também recomendo que você junte dinheiro e comece a comprar putas da "Pearl" pra cima: as putas abaixo dela pagam muito pouco, e não vale ter um puteiro por causa delas. Por sinal, como referência: quando você tem 500 de carisma, o dinheiro que você ganha com as putas é duplicado. Outras dúvidas:
- Dá pra comer as putas?
Não. Nerd.
- Como eu coloco a puta no puteiro?
Você não coloca, simplesmente tenha puteiros suficientes e você poderá ter mais putas.
- Eu sou retardado e falo nos fóruns que não precisa de puteiro pra ter putas!
Sim, você é retardado: as 5 primeiras putas não precisam de puteiros, só da 6ª em diante que precisa.


10 - FÁBRICAS
Tirando pelo Puteiro, nas fábricas você produz drogas que você pode vender nas suas raves(seja pros outros ou pra você mesmo) ou vender no tráfico de drogas. As melhores fábricas na minha opinião são a de ópio e heroína. Fique longe das fábricas de maconha, elas só servem caso você queira vender maconha nas raves(o que já é meio inútil, vide seção 12 - NEGÓCIOS). A fábrica de cocaína é interessante caso você produzir drogas para você mesmo usar, e a de heroína é boa se você comprar bem cedo.


11 - TRÁFICO DE DROGAS
É aqui que você vende suas drogas, se não quiser usá-las, vende-las em raves ou se não tiver nenhum barco comprando elas. Você gasta estamina e o traficante cobra um 5%, ou seja, se você vender 100 unidades uma droga hipotética a $100, você NÃO vai ganhar $10000 como era de se esperar, e sim $95000. Você pode usar isso para vender drogas em raves mais barato que no traficante. Ao invés de vender por $100 no traficante, você pode vender por $96 na rave, que se você vender as 100 unidades irá ganhar $96000 - já é lucro!
LEMBRANDO NOVAMENTE: essa parte aqui é pra COMÉRCIO de drogas, não para CONSUMO.

12 - NEGÓCIOS, RAVES & BOATES
Aqui você pode comprar uma rave ou boate. São a mesma coisa, tirando que na rave cabe 4x mais gente, e você pode colocar quantos tipos de droga quiser, enquanto na boate só cabem 3 tipos de drogas. Minha opinião pessoal é que TER raves e boates é algo inútil a não ser que você use elas pra consumir suas próprias drogas.
Sobre as raves e boates: é um lugar para encontrar pessoas(consequentemente, dar e tomar porrada) e usar drogas. Para entrar em uma rave você precisa de um ticket. Você ganha 10 tickets por dia. Novo round, regras novas. ATENÇÃO: evite entrar em raves desconhecidas, principalmente se você estiver em uma gangue. Uma das coisas mais frustrantes do mundo é quando você está em uma gangue grande e um amigo estúpido entrou em uma rave polaca e encontrou alguns caras lá. Aí eles decidem que o amigo estúpido tem pouco respeito e decidem atacar ele... ATAQUE DE GANGUE. Ou seja: a gangue toda morre pq um dos membros foi retardado suficiente pra entrar em raves com pessoas fortes demais pra ele.

13 - DOCAS
Pra quem não compra créditos, é meio inútil. De qualquer forma, as docas funcionam assim: de tempos em tempos, um barco aparece nas docas. Esse barco compra um, e apenas um, tipo de droga. Qual a diferença pro traficante, então? Simples: você vende a droga por 100% do preço, não tem o 5% do trafica. E o melhor: o preço da droga sobe quando o barco chega. Ou seja: se você sabe que vai vir um barco carregando uma droga tal, você gasta TODO seu dinheiro comprando esse tipo de droga, e quando o barco chegar, pronto! Você vende a droga e tem um lucro gigante. Por isso quem tem créditos tem uma vantagem boa sobre quem não tem. Entretanto, você pode descobrir que mercadoria o próximo barco irá trazer observando o estoque do traficante: se tiver alguma droga constantemente sendo zerada, é pq provavelmente o barco irá comprar essa droga. Mas cuidado, isso não é certo, e eu já vi dar errado. Exemplo. Enquanto digito isso, o jogo tá no Dia 2. O traficante tá assim:
Analgésicos $32 8349006
Cerva $18 7988673
Maconha $10 0
Cogumelos Alucinógenos $38 9236045
Todas outras drogas estão com estoques normais de começo de round(ou seja, gigantes). A conclusão que dá pra tirar disso é que vai vir um barco comprando maconha em breve. Mas claro, pode ser apenas uma coincidência, por isso, cuidado de novo.

14 - PRAÇA, CASSINO, HOSPITAL e BANCO
PRAÇA: um chat. Eu acho completamente inútil, e recomendo não confiarem em pessoas que chamam pra gangue e etc. É legal também, enquanto você tá na praça, mudar o idioma do seu jogo, e ver pessoas de outros países conversando.
CASSINO: um lugar pra você jogar 21 e apostar créditos na loteria. Eu recomendo que você fique longe, já que 21 não é exatamente um bom jogo quando você está apostando por dinheiro, sem contar que as mesas parecem ser "configuradas" pro cassino ganhar mais vezes. Se isso não for argumento suficiente, talvez isso te convença:
A fortuna do cassino da cidade é $+7437519
O cassino perdeu 89627 vezes.
O cassino ganhou 112295 vezes.
Isso em 2 dias...
HOSPITAL: você pode fazer algumas coisas úteis no hospital. Primeiro e mais importante, é onde você faz a Desintoxicação(vide seção 2). Segundo, é onde você faz cirurgia plástica. A cirurgia serve pra você mudar seu login e/ou foto, caso você esteja sendo perseguido, por exemplo. O preço da cirurgia é diretamente proporcional ao seu respeito, e além do preço em dinheiro você tem que gastar 5%. Terceiro, é onde você compra stats. Caso você esteja querendo subir seu poder(poder é um valor obtido a partir da sua arma, colete, força, inteligência e resistência; é uma fórmula complicada, o melhor é colocar seus dados na calculadora de roubos no SAFE e dar "calcular" que ela vai dizer seu poder)por qualquer motivo, você pode comprar drogas aqui. Cada droga irá subir o stat em 1 ponto. Pessoalmente eu acho que essas drogas são caras demais pro que fazem e fico longe delas. Além desses três usos, o hospital é onde você vai parar quando "morre"(em uma briga) ou sofre overdose(que é quando você usa drogas demais e passa demais dos 100%, você suporta até uns 120% "imaginários", além disso é overdose). Para sair do hospital, só esperando você tomar alta. Se você tiver créditos, você pode usá-los pra sair em 15 minutos reais.

15 - MUDANDO DE PROFISSÃO/CLASSE
Basta clicar na sua profissão(fica embaixo do lugar onde tá escrita sua moral, no canto superior direito da tela), e irá aparecer uma tela pra você mudar de profissão. É caro e demora um tempo e eu acho que não vale a pena. Fique longe.


16 - PRISÃO
Basicamente, é pra onde você vai quando é preso. Você é preso quando um assalto dá errado ou depois de matar algumas pessoas. Para sair da prisão, você precisa pagar um suborno, a fórmula é:
respeito*500
Ou seja, uma pessoa com 154 de respeito precisa pagar 77000 de suborno. Ignore comandos-piada do tipo "escape_prison". Ah, e você quando é preso perde alguns stats e BOA parte do dinheiro que tava no seu bolso, acho que metade.


17 - GUIA PARA INICIANTES
O tutorial não estaria completo se não tivesse um "faça isso, faça aquilo" para iniciantes. Pois bem, resumindo: assim que você começar, compre um "bastão de baseball". Então, assalte "Loja de 1.99" até você ter uns 20 em cada stat, aí você começa a assaltar "Velhinha na rua". Quando você tiver uns $150 sobrando, compre o colete "Fraldinha". Depois assalte até ter uns 30 em cada stat, e comece a assaltar "Táxi". Quando você tiver uns 47 em cada stat, comece a assaltar "Jogo de cartas". Fique assaltando "Jogo de cartas" até você ter uns $1500 sobrando, quando você tiver esse dinheiro sobrando, compre uma arma "Desert Eagle". Quando vocÊ tiver(se já não tiver) uns 57 em cada stat, comece a assaltar "Tabacaria". Se você quiser, você pode também comprar a "Jaqueta de couro", embora seja possível você possa ignorá-la e ir direto para o "Colete corporal", mas aí você vai ter que reunir mais dinheiro. Depois disso o esquema é meio padrão: sempre roubando para ter mais dinheiro para comprar itens melhores. Tenha sempre à calculadora em mãos(eu por exemplo tenho ela nos meus favoritos), e não faça assaltos fora do "SAFE"(embora eu tenha recomendado que você faça alguns fora do SAFE, eles estão no NORMAL, se você for pego, o máximo que vai acontecer é prestar serviços comunitários - perder alguns stats e dinheiro, mas não ser preso. No começo do jogo é necessário arrisca). Eu não preciso falar para você estar sempre usando drogas para assaltar mais, certo?



Boa Sorte e Bom jogo!

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